terça-feira, 25 de junho de 2013

A LUTA DE UM AMIGO



Atendendo a muitos pedidos para retorno das atividades desse blogger, oriundos de diversos lugares do Brasil, e, percebendo que nos últimos seis meses o número de visitações ultrapassaram a marca das mil visitações, mesmo sendo a postagem a mesma que encerrou as atividades do blogger(22/01/13), resolvi ponderar, haja visto que pessoas do meu reduzido circulo de amizade mostraram por A + B que o handebol de Pernambuco precisava ser divulgado, e no âmbito nacional fosse mostrado a verdadeira face do handebol brasileiro, pois a imprensa não tem feito esse trabalho, que coincidentemente acontecia com muita frequência nos dois anos de seu  funcionamento, e também agravado por fatos lamentáveis com a árbitra Luana. Dito isso vou me ater aos fatos   . E como esta postagem foi enviada em 27 janeiro de 2013, poucos dias após ter decidido encerrar as atividades do blogger, tendo a finalidade de matéria para o reinicio das atividades embora nunca tenha sido atendido   estarei colocando essa homenagem enviada por desses poucos amigos, que nunca desistiu de ver o blogger em funcionamento, apesar  de já serem decorridos quase seis meses e cobrado quase que diariamente, sedo, público e agradeço, OBRIGADO AO AMIGO PELA HOMENAGEM

VINICIUS MACIEIRA – UMA CAUSA, MUITAS LUTAS.
Conheço Vinicius Macieira há mais de 30 anos, precisamente em 1982 , quando eu ainda era atleta infantil,  e ele já pegando forte no batente , organizando o glorioso Jeps – Jogos Escolares de Pernambuco; E desde então tenho a felicidade de tê-lo como um grande amigo, as vezes até mais do que isso, pois a nossa amizade possui sentimentos  mutantes, ora  somos irmão mais velho e irmão caçula, ou mesmo pai e filho,  tamanho é o carinho, o respeito e  o querer  bem que temos reciprocamente.
Ao longo de todos estes anos, pude ser testemunha privilegiada da consagrada trajetória deste  brilhante profissional, que sempre colocou os  seus conhecimentos, o seu trabalho,  o  seu suor, e seu precioso tempo,  em favor da sua grande paixão desportiva – O Handebol.
Uma vida de completa abnegação, de doação plena,  de um verdadeiro sacerdócio,  dedicando o seu trabalho sem nunca ter recebido nada em troca, sem nunca ter tido qualquer tipo de  vantagem ou privilégio pessoal, muito pelo contrário;  Sacrificando muitas vezes o convívio familiar em nome de uma causa - Desenvolver o Handebol de Pernambuco.  Foi por este trabalho abnegado do Professor Vinicius Macieira, que muitas gerações de jovens atletas e técnicos, que antes eram forçados a abandonarem seus sonhos por falta de oportunidade, que enfim, puderam  realizá-los.
A versatilidade é uma das maiores características do Prof.Vinicius, é uma daquelas pessoas como costumamos dizer, joga nas onze posições. No handebol foi Atleta de destaque, Técnico vitorioso, Árbitro Nacional, Dirigente de vários ofícios, até chegar a Presidência da Federação Pernambucana, que vale registrar, se encontrava numa situação caótica, devastada por uma gestão de deslumbres e fanfarras megalômanas. Vinicius recebeu a Federação Pernambucana arrasada, como se recebe um salão de festa no dia seguinte ao Baile de carnaval, e com uma série de problemas no colo para resolver, e sem um único centavo em caixa. Uma grande ironia para aquela Federação que havia sido há pouco tempo uma das três mais ricas do país.
Foi neste cenário catastrófico, que Vinicius se tornou Presidente da FPH, mas esta montanha,  ou melhor;  esta  Cordilheira de dificuldades, não foi páreo bastante para fazê-lo desistir, seria bem mais fácil até,  cruzar os braços e ficar reclamando, contemplando o problema, procurando culpados, e transferindo as responsabilidades, como é muito comum entre os nossos dirigentes,   mas ao invés de ficar chorando pelos cantos, ele foi avante e enfrentou a difícil missão.
E nesta hora de extrema dificuldade, fez surgir o Vinicius gigante que tanto conhecemos, aquele que não recua diante dos desafios, que não dobra os joelhos diante dos obstáculos, que nunca se entrega, por maiores que sejam as provações.  E foi assim que vimos o homem se recriar numa fortaleza inimaginável, e mesmo sem recursos, sem patrocínios, sem apoios,  praticamente sozinho, foi a luta;  Se desdobrando, sem esperar pelo futuro, transformou  ideias em fatos, fazendo as coisas acontecerem. Lutando de todas as maneiras para soerguer o Handebol Pernambucano, dando um novo rumo, quando parecia se encerrado todos os caminhos.
Vinicius foi um Presidente que quebrou paradigmas, enfrentou a desigualdade de forças entre o eixo Sul e o Nordeste, mas com competência e ousadia, inseriu definitivamente o Handebol de Pernambuco na elite  nacional, alterando a Geografia do Handebol Brasileiro. Um gestor moderno,  que construiu uma história de extraordinário sucesso, e que nos concedeu um legado impressionante, nunca antes visto em qualquer outra federação, sem precedentes no handebol da Região.
Faço orgulhosamente este depoimento, de forma a registrar a exitosa e exemplar trajetória de um dos maiores dirigentes desportivos do País,     cuja a ética e a honestidade são suas marcas registradas. Para mim é uma honra, poder usufruir dos ensinamentos, deste grande personagem. – Um Homem de caráter, Pai de família exemplar, um cara intenso, onde  a sua  inquietude é uma virtude, que não tem medo de ousar, de errar ou acertar.-  Um Homem que mantém aceso o poder de se Indignar, que não vive abanando o leque para os poderosos em troca de vantagens - Um Homem que diferente de muitos, nunca gostou da comodidade da superfície, pois prefere os desafios das profundezas, que não se acomoda com a mesmice, prefere ser surpreendente – Um Homem que mantém a dignidade nas derrotas   e a humildade nas vitórias, desprovido de qualquer vaidade, que sempre colocou sua carreira em favor do Handebol,  sem nunca ter invertido esta ordem,  pois nunca colocou o Handebol em favor de sua carreira - Um Homem cuja a maior realização, não são os muitos Títulos ou Conquistas Nacionais que gloriosamente obteve, mas sim, foi a de poder ter  construído oportunidades para que o jovem atleta da mais longínqua cidade do interior Pernambucano,  pudesse  disputar uma competição de Alto nível. - Um Homem cuja sua incansável obra é cada vez mais oportunizar  uma nova geração de jovens a praticar o Handebol.
Este é o meu grande amigo, o meu querido irmão, que não canso de honrá-lo, parabéns  Vinicius Macieira.
 FELIPE RÊGO BARROS
“Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu talvez me lembre. Envolva-me e então eu compreenderei” Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário