domingo, 23 de junho de 2013

JEP´s CADA VEZ MAIS CARO E MAIS DEFICITÁRIO TECNICAMENTE




Já fazem alguns anos que assistimos a queda dos Jogos Escolares de Pernambuco, apesar do aumento significativo do orçamento como também das despesas, o que não tem impedido a diminuição do número de equipes participantes em todas as modalidades, e principalmente pela diferença técnica apresentada pela minoria bem  reduzida para as demais equipes. Escutando diversas pessoas com experiências no setor constatei que o financeiro tem sido uma polêmica, e que medidas outras precisam serem realizadas para que os efeitos necessários sejam alcançados  por isso estou enumerando algumas sugestões para aumento do número de escolas e colégios participem mais dos JEP´s
  1. Aulas de treinamentos nas escolas da rede pública com acompanhamento e fiscalização para cumprimento de objetivos,
  2. A volta ao apoio dado as escolas da rede pública estadual, por parte da entidade gestora do esporte em Pernambuco, principalmente material de treinamento
  3. Capacitação para professores das escolas da rede pública estadual com aulas de treinamento, com ministrante referencia no estado no momento, ou com atuais membros de comissões técnicas das seleções nacionais da respectiva modalidade
  4. Modificação no regulamento dos JEP´s colocando um representante particular para cada GRE, pois a região metropolitana possui quatro GRE´s e apenas um representante da rede particular para cada GRE. Justifico essa medida pois, nas últimas edições da fase final dos JEP´s tem apresentado um desnível técnico grande entre o representante da rede particular da Região Metropolitana e as demais, enquanto a disputa que envolve todos representante Região Metropolitana tem sido bastante acirrada, e o que se nota é a diminuição de equipes das quatro GRES, e se tivéssemos um represente particular em cada GRE os colégios teriam uma possibilidade três vezes maior de participar da fase final, pois sabedores que a disputa seria em cada respectiva GRE os colégios investiriam mais no esporte e a concorrência menor motivaria as suas participações.
  5. Tratamento igual na fase final dos JEP´s para as escolas da rede pública seja estadual, municipal ou federal e rede particular, pois o particular não pode usufruir do dinheiro público, apesar de pagar seus impostos e obrigações sociais, tendo que pagar inscrições, e na fase final são suas todas as despesas de hospedagem, alimentação e locomoção seja o translado local como as viagens origem/sede/origem, com as medidas 4 e 5 a rede particular poderia investir mais, pois além de diminuir suas despesas com mais retorno de divulgação de sua marca. Todos nós sabemos que um terceiro lugar na fase final é mais importante que um segundo na fase regional,
  6. O campeão da fase final do ano deveria ter sua participação assegurada no ano seguinte
  7. Abrir licitação para a premiação da fase final, sendo avaliada pelos quesitos qualidade e custo, para qualquer instituição que queira doar a premiação com a condição de ter sua marca como forma de retorno.
  8. Exigir das federações a melhor qualidade de arbitragem que possam oferecer dos seus quadros.
Todas essas sugestões foram baseadas na experiência de mais de vinte anos participando da organização dos jogos escolares, e muitas das sugestões apresentadas sempre lutei mas nunca tive o poder de decisão, pois era anunciada a situação vivida hoje, e como estamos com um número cada ano menor é chegada a hora de se tentar, senão essas sugestões oferecidas gratuitamente ou outras que venham mudar o quadro deplorável em que se encontra os JEP´s.

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