No
último dia 14 de agosto postei POUCOS SABEM, MAS O JEP´S COMEÇOU e no dia 15 de agosto postei A DECADÊNCIA DOS JEP´s,
ambas postagem enfatizaram sobre a realidade dos Jogos escolares de Pernambuco,
postagens essas que originaram alguns e-mails, mensagens e ligações no celular,
com apoio e criticas, criticas essas na sua grande maioria por não ter
expressado meu ponto de vista sobre a situação atual em que se encontra o maior
evento esportivo de Pernambuco, então resolvi expressar minha opinião.
Para falarmos do efeito temos que falar das causas,
e na minha opinião como também na opinião de muitas pessoas relacionadas ao
esporte, causa inicial que poderíamos comparar como o DNA da questão vem da
década de 80 quando o saudoso governador Miguel Arraes cometeu o que considero
como o seu maior erro político, foi colocar o Professor Roberto Bukard (acho
que se escreve assim) como diretor do antigo DED, pois esse cidadão convocou todos
os professores de educação física inimigos do esporte de rendimento e que
simplesmente causaram um dano irreparável ao esporte na escola dentro do estado
de Pernambuco. Esse erro cometido pelo saudoso governador foi minimizado com o
afastamento desse professor e colocado o professor Jaime de Brito Bastos que
tentou retomar o rumo perdido, mas não obteve o êxito desejado, de lá pra cá
tem aparecido outros inimigos do esporte escolar não com a mesma intensidade,
porém tem causado danos.
O segundo fato mais importante para destruir o
esporte escolar foi a criação pelos pupilos do professor Roberto Bukard que
conseguiram colocar no currículo escolar uma tal de aula teórica de educação
física sobre o pretexto de ser uma disciplina e por essa razão necessitar do
conhecimento. Ora sou radicalmente contra por dois motivos:
Motivo 1 – O conhecimento pode ser transmitido nas
aulas prática, e na maneira que considero equivocada com inclusive aplicação de
provas como forma de avaliação, considero mais um acumulo de imposição do
conhecimento, tendo o aluno que transferir o momento de uma atividade que
estaria ajudando a combater a obesidade a uma atividade de pesquisa em que o
obrigará a não ter movimento. No país em que médicos se preocupam em combater a
obesidade, o profissional responsável direto em participar na linha de frente
ao combate desse mal, vem na contramão e impõe uma inércia ao aluno, e um
agravante é que o esporte se inicia na escola, ou melhor se iniciava.
Motivo 2 – A inovação da aula teórica vem paralela
ao extermínio da aula de treinamento, embora nas escolas de referencia o
profissional de educação física passe os dois expedientes na escola com os
mesmos alunos mas nada é feito em pró do esporte, e atividades com esporte não
existe
Com a criação da Secretaria de Esportes
esperava-se um maior dinamismo no esporte como um todo porém o loteamento
político por parte do atual governador, como consequência o esporte teve por muito tempo pessoas
sem a menor competência, e porque não dizer sem nenhum conhecimento do segmento
esportivo, comandando e executando um verdadeiro festival de besteira,
transformando a final dos JEP´s em um verdadeiro lazer remunerado, onde o que
menos importava era a realização dos JEP´s. Dentro dessa infeliz escolha da equipe que
comandou o esporte em Pernambuco pessoas que poderiam contribuir no esporte
escolar se afastaram e outros desconhecedores do esporte foram colocados em
seus lugares. No segundo mandato do governo estadual foram feitas algumas
escolhas criteriosas e técnicas, mas o loteamento permaneceu e pessoas escolhidas
por critério partidário continuaram com o poder decisório, o que continua a
trazer prejuízos para o desporto geral não apenas no escolar, inclusive com ações
antigas rotuladas de novas dando-se uma dimensão bem maior do que deve ser dada. Mesmo com um aumento significativo no orçamento e na execução, os danos causados foram de grandes prejuízos para o desporto escolar, que só serão minimizados com a união das Secretarias de Esportes e Educação para realizarem ações conjuntas e reparadoras, buscando apoio técnicos junto as federações e provocando um amplo debate sobre a questão
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