quarta-feira, 31 de julho de 2013

A HISTORIA DA COPA PERNAMBUCO




A Copa Pernambuco é o maior evento realizado por uma federação no estado de Pernambuco, porém seu inicio foi de transtorno e muita complicação. A Copa foi idealizada e realizada em janeiro de 1997, para o confronto das quatro equipes melhores colocadas no pernambucano (Bairro Novo, Português, Santa Cruz e Santos Dumont) que enfrentariam as quatros equipes melhores colocadas do primeiro JOCIPE( Caruaru, Bezerros, Barreiros e Sertânia), após a confecção da tabela a equipe de Sertânia desistiu por problemas no transporte, Caruaru  faltou o terceiro jogo,  e Barreiros compareceu apenas o primeiro jogo, a equipe do Português chegou com atraso e perdeu por WxO, o Bairro Novo não compareceu, pois seus atletas viajaram para disputar um campeonato brasileiro, e a final foi entre Santa Cruz e Santos Dumont. Após tantos atropelos o então presidente Caio Pires não quis dar sequência  a competição, como diretor técnico na época não tive outra alternativa a não ser a de concordar com o então presidente.
Em 2004 juntamente com a prefeitura de Sertânia , quando prefeito da época Ângelo Ferreira firmou uma parceria com a FPH, visando incentivar a prática do handebol na cidade que tinha como objetivo resgatar a modalidade, realizamos a Copa Pernambuco na categoria cadete com apenas equipes do Sertão do Pajeú, e no ano seguinte  repetimos a categoria , para nos anos de 2006 a 2009 foi realizada na categoria júnior com equipes da mesma região, tendo Marcio Ferreira como coordenador local. Depois dessas edições fomos amadurecendo a ideia de realizar uma competição que atendesse todas as regiões do estado, porém durante 3 anos(2007 a 2009) tivemos tentativas frustradas, até que em 2010 com apoio e patrocínio do IBRADESP , foi possível realizar no modelo de competição aberta sua primeira edição, depois de muitas discussões chegamos a um número de 16 equipes como meta, porém tivemos 21 equipes inscritas, e com esse número  de equipes inscritas realizamos o naipe masculino dividimos em 4 grupos com duas equipes se classificando para a fase final que aconteceu em Timbaúba, com uma final eletrizante em que o clube Petrolina venceu na partida final o clube Português/AESO. Em 2011 realizamos pela primeira vez a Copa Pernambuco no naipe feminino com 32 equipes e 41 na competição masculina, tínhamos como metas 24 equipes femininas e 32 equipes masculinas, com o Português/AESO conquistando os dois títulos, e o clube Barrozo ficando com a segunda colocação nos dois naipes. Petrolina foi a grande ausência da fase final, que foi lamentada por todos. Em 2012 mais uma vez o Português/AESO conquistou os dois títulos, ficando o segundo lugar masculino com o clube Petrolina e no feminino foi o Atlético/BPE, com um extraordinário número de participantes, sendo 55 equipes femininas e 65 equipes masculinas, que mais uma vez foram ultrapassadas as metas iniciais que eram 48 equipes femininas e 60 equipes masculinas. Em 2013 a FPH realizou mais uma edição com 46 equipes masculinas e 29 equipes femininas e mais uma vez o Português/AESO conquistou o titulo masculino  o Eduardo Coelho de Petrolina conquistado a segunda colocação, pelo naipe feminino inverteu as posições no podium de 2012 ficando Atlético/BPE em primeiro lugar e Português/AESO em segundo.
Para que chegássemos a uma competição com um nível atual, tivemos muito trabalho e uma grande quantidade de dificuldades de todos os níveis que foram vencidas, e se não fosse o apoio do IBRADESP, da Secretaria de Esportes  de Pernambuco e das prefeituras das cidades sedes, não seria possível realizar. Além desses apoios institucionais, tivemos o importante apoio do amigo do handebol pernambucano o deputado Ângelo Ferreira que sempre atendeu as solicitações da federação Pernambucana de Handebol



Um comentário:

  1. Parabéns Prof. Vinícius Macieira por tudo que o sr. tem feito pelo Handebol de Pernambuco, principalmente por sua interiorização. Sabemos que o sr. é o grande responsável pela idealização e realização, com muito sucesso, da Copa Pernambuco de Handebol. Um forte abraço !
    Marlon Dowell.

    ResponderExcluir