quarta-feira, 17 de julho de 2013

UM TÉCNICO DO INTERIOR

O handebol em Pernambuco continua nas mãos dos abnegados, dependendo de poucas pessoas em cada cidade do Interior, fazendo com que essas cidades sejam dependentes desses abnegados para que haja crescimento na modalidade. Temos vários exemplos do que estou me referindo, e desses exemplos encontra-se na cidade de Tuparetama, trata-se de Cassiano Feitosa técnico que conseguiu varias conquistas para a cidade e o handebol da região, por esse motivo resolvemos homenageá-lo com essa entrevista
Blogger – Quem é você ?
Sou Cassiano Feitoza, tenho 30 anos nasci em São Paulo em 23/04/83, a os 3 anos fui morar em Tuparetama no Interior do Estado de Pernambuco com a minha Vó Rita Costa e as minha 2 Tias ( Graça Feitoza e Zeza ), aos 19 Anos me tornei treinador de handebol masculino da Escola Ernesto de Souza Leite, com 27 Anos deixei de ser treinador e vim ariscar a vida na capital do Estado; em Recife trabalhei em lojas de moveis  e como Corretor de Imóveis (área que atuo hoje).
Blogger – Quando você começou no handebol e fale sobre seu inicio?
Cassiano Feitoza: Primeiramente  gostaria de agradece a você Vinicius por esta oportunidade de falar um pouco sobre o handebol de Tuparetama/PE.  Vinicius comecei a ser treinador de handebol em 2002, Antonio Gomes era o treinador do feminino e resolveu montar uma equipe de handebol masculina em 2001. No ano seguinte em 2002 Antonio estava com muitas equipes, handebol feminino e masculino além de Futsal, eu estava sempre nos treinos do handebol feminino e ficava sempre observando, ate porque eu não sabia nada das regras, e. um certo dia Antonio me convidou para auxiliar ele e logo após este dias eu passei a tomar conta do handebol masculino e do futsal mirim. Fiquei Apenas com 2 Atletas Remy Renato e Julio Cesar por que os outros Jogadores não tinha confiança ainda, mais quando foram vendo a minha filosofia de trabalho começaram a voltar e ai naquele Ano de 2002 fomos Campeões dos Jogos Escolares, Fase Regional na Cidade de Afogados da Ingazeira, assim participando pela  primeira vez da Fase Final dos Jogos Escolares de Pernambuco
Blogger – Fale sobre suas maiores dificuldades?
Cassiano Feitoza:  Foi muito difícil mesmo no começo, agente era a piada da cidade o feminino de Tuparetama/PE, era muito bom e sempre estava conquistando competições ficando sempre entre os 4 semifinalistas na fase Final do Escolar. Como eu não tinha conhecimento e nem experiência dependia muito do Professor Antonio a quem eu agradeço muito por tudo que ele fez por mim e pelo o Handebol de Tuparetama. Quando foi em 2005 comecei a dar os meus Primeiro passos  sozinho, conheci uma grande amigo e parceiro , Biscoito treinador de Tamandaré,que me apresentou a Vinicius Macieira, Presidente da Federação que deu a oportunidade de Jogar o Pernambucano de Clubes. 
Blogger – Quais apoios que você conseguiu para que Tuparetama tenha marcado a historia do Handebol pernambucano?
Cassiano Feitoza: Tivemos apoio da Prefeitura de Tuparetama,Prefeito Sávio Torres, tive apoio do Comercio da Cidade, do atual Vice Prefeito da Cidade Ivair Cavalcante que naquela oportunidade era Professor da Escola Ernesto, tivemos bastante apoio dos país dos atletas que confiavam demais na minha pessoa quando saia  para viajar,  e não posso esquecer de lembrar do diretor da Escola que foi um dos grandes responsáveis professor Totinha , os maiores títulos do handebol masculino da Escola Ernesto de Souza Leite foi na Gestão do diretor Totinha .
Blogger – Diga quais foram suas conquistas e a mais importante no seu entendimento?
Cassiano Feitoza: Campeão dos Jogos Escolares Fase Regional de 2002 a 2010 Mirim Masculino, Campeão de 2007 a 2010 Infantil Masculino, dois Terceiros, dois Segundos e Campeão Fase Final dos jogos Escolares, Com Mirim Masculino, um Terceiro e um segundo com Infantil, Este Titulo da Fase final dos Jogos não me deu a oportunidade de disputar o Brasileiro por que no Cruzamento com a Escola partícular agente perdeu.
Pela a Federação foram um Terceiro Lugar e um Segundo, e o mais importante de todos foi o titulo de Campeão  pernambucano de clubes na Federação Pernambucana  de Handebol em 2008.
Chegamos em Tuparetama e fomos recebidos na entrada da cidade por todos os pais dos atletas, com Carro de Som e um caminhão para que os atletas pudessem desfilar na cidade mostrando que era possível sim uma equipe do interior Conquistar um titulo de tamanha expressão,  na oportunidade agradeço mais uma vez a Ivair e a Totinha que Organizaram aquela festa toda que ate hoje passa em minha memória
 Blogger –Por que você se ausentou do handebol e se pretende voltar ?
Cassiano Feitoza: Na verdade eu me ausentei do handebol, por que estava complicado de trabalhar os atletas que começaram a faltar os treinos, e não ter mais interesse, deixar o handebol em terceira ou ate quarta opção, não querendo participar de competições importantes, que nos preparava para as demais competições que tinha no decorrer do ano, me deixaram na mão na Copa Dom Bosco organizada por Marconi, Jailton e Ceguinho, desculpe-me se tinha mais alguém organizando e eu não citei, mas era os que eu mais tinha contato e pior foi no Pernambucano de Clubes que eu fiz uma reunião com eles e fiz de tudo para viajarmos, e no dia seguinte eles não quiseram participar do Pernambucano naquele ano. Foi ai que fui para a Fase Final dos jogos Escolares em Timbaúba e a equipe já estava sabendo que eu estava me afastando do handebol masculino da Escola Ernesto. Se eu pretendo voltar, acho que sim em breve estarei voltando, ainda sinto muitas saudades do tempo do handebol, foram quase 10 anos de uma historia bonita e construída de Degrau em Degrau, e que muitas pessoas fizeram parte  desta Historia.
 Blogger – Apesar de todas as dificuldades que você encontrou, o que você pretende fazer para diminuir essas dificuldades?
Cassiano Feitoza: Vinicius: as dificuldade de hoje não são mais as mesma, antes para agente conseguir viajar tinha de ter apoio da Prefeitura aonde a própria Prefeitura alugava um Carro para agente  viajar, quando não alugava, por que era mais de uma viajem no mês, dava a metade do aluguel e a outra parte era dividida  pelo os Atleta.
É difícil fazer algo se não tiver apoio da Prefeitura e do Comercio, até porque Tuparetama é uma Cidade pequena que não tem nem 10 mil habitantes e tudo gira em torno da Prefeitura, mas hoje está bem melhor, a Prefeitura tem agora 3 Ônibus novos e que está ajudando os atletas daquela Cidade.
Blogger - Quais as pessoas que você gostaria de agradecer e o porque desses agradecimento?
Cassiano Feitoza:  Gostaria sim de Agradece Primeiramente a Deus, por que eu e os atletas sempre estávamos nos amparando nele e ele nunca nos deixou na mão.
Agradeço: Marcio de Sertania, Dida do Cardeal, Ceguinho do Dom Bosco, Marconi, Eduardo, Jailton, Jal, Professor Osvaldo, Dinis, Helder e Petinha de Arcoverde, Niberly, Epitagoras, Rogerio de Petrolina,Jorgi de Itapetim, Junior e Cosmo de São José do Egito, Edivalda, Maurilio,Vera, Orisvaldo, Edygar, Luciene, Adelmo, a o Ex. Prefeito da Cidade de Tuparetama Sávio Torres, a todos os país dos atletas,  a Léo que sempre nós ajudou com o Carro para as Viagem,Professores da Escola Ernesto, a turma que sempre estava comigo como auxiliares Tamiles e Kildery.
Os grandes parceiros que foram, a você Vinicius que fez tanto pelo o handebol da nossa Cidade,a Marcelão Treinador de Futsal do Ernesto, meu grande amigo Biscoito,Totinha Diretor, Ivair Cavalcante Professor e Antonio Gomes que me deu a grande oportunidade de Ser Treinador de Handebol. 
Blogger – Todos que fazem o esporte no interior do estado são dependentes da  prefeitura de sua cidade, você tem algo para fazer que diminua essa dependência?
Cassiano Feitoza:  Até teria, mais para isto tem que ter um comprometimento grande entre os atletas que estão envolvidos, tenho vontade de fazer uma Associação e ai sim poderíamos disputar competições de Alto Nível, esta Associação seria com Presidente,Vice Presidente,Tesoureiro, e cada mês os atletas das categorias Mirim, Infantil,Cadete e Juvenil, pagarão uma mensalidade que irá para o caixa da associação, e toda vez que acontecer competições de Alto Nível, teremos dinheiro no caixa para as despesas, mas como eu te falei para isto tem de ter comprometimento dos Atletas.
 Blogger – Dentro de um parâmetro de sinceridade, qual sua opinião sobre esse blogger e o que espera dele?
Cassiano Feitoza: Vinicius este Blogger é de grande importância para todos que fazem parte do handebol de Pernambuco, pois leva as verdadeiras noticias no que acontece nos bastidores do handebol, o Blogger esta unindo cada vez mais o handebol do interior do Estado com a Capital . Parabéns pela a iniciativa de criar este canal de comunicação. Agradeço mais uma vez a Deus por tudo em minha vida e mais uma vez a todos os Atletas que fizeram parte da Historia do Handebol Masculino da Escola Ernesto de Souza Leite.
O handebol de Pernambuco agradece a Cassiano Feitoza



Nenhum comentário:

Postar um comentário