quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PERNAMBUCANO/13 UM PARTO DIFICIL



O handebol pernambucano anda muito devagar, a passos de tartaruga, pois estamos no dia 21 de agosto e nem noticias do pernambucano 2013, pois o congresso técnico foi realizado no dia 22 de julho, ou seja amanhã fará aniversário de um mês, não sabemos quais as equipes, ou que campeonatos serão realizados, e que formula terá a competição. Lembro aos dirigentes responsáveis que os campeonatos estaduais acontecem com regularidade desde 2001, e com a atual conjectura não sabemos de nada, até parece que estão deslumbrados com a Copa Pernambuco que terminou no último 28 de julho, acordem para a realidade e provem que vocês representam as mudanças, mas que sejam mudanças para melhor, e não apenas no discurso, pois não estamos em palanque eleitoral.
Como ex-presidente, ex-dirigente, sempre assisti discursos empolgados por parte de técnicos e dirigentes de clubes da região metropolitana e interior, alguns se aventuraram e foram verdadeiros sacos de pancadas, outros mais acometidos participaram alguns anos repetidamente e depois se retiram por sentirem que não dispunham de um estrutura para suportar a qualidade da competição e hoje apenas participam de copas de fim de semana. O que vem afastando muitos pretensos participantes tem uma fundamentação técnica para definir o medo de participar, chama-se falta de qualidade técnica o que demonstram os resultados envolvendo as equipes da elite do handebol pernambucano, elite sim pois sem sombras da dúvida os clubes filiados atingiram  um padrão de qualidade que a cada dia fica mais distantes dos demais. Não adianta tentar justificar que no pernambucano os custos são altos , pois não o são, com esse sistema empregado pela FPH desde 2001 onde os clubes pagam uma taxa mensal em que premia a participação em todas as categorias, já que o mesmo valor é cobrado para todos os filiados independentemente do número de participações nas categorias/sexo. Em 2007 foi criada a categoria associado aspirante em que o clube paga por campeonato com taxa única independente do número de jogos, e que era rotulada de competição de custos alto, a FPH em 2013 reduziu os valores, que transformados em participações são inferiores aos empregados pelas copas de fins de semana que tem o tempo reduzido dos jogos.
Se os senhores dirigentes da FPH estão esperando pelas respostas que não chegam, então esperem sentados e organizem um único campeonato valendo para 2013 e 2014, tomem uma atitude e saiam debaixo do manto da covardia, pois criticas sempre haverão com poucos participantes ou com muitos, vocês deram a oportunidade e nem respostas tiveram, se tiveram respostas não tornaram do conhecimento público, então gostaria de saber qual o verdadeiro motivo de não começarem o pernambucano 2013, respeite a tradição da FPH quem sempre realizou seus campeonatos nas cinco categorias desde 2001 e pela sua regularidade conquistou o respeito do Brasil e foi copiada por outras federações inoperantes, e por se espelharam na FPH  conquistaram respeito e a credibilidade.

Um comentário:

  1. Analisando as recentes publicações em seu blog, veio a necessidade de fazer algumas considerações. Não para uma pessoa ou para um grupo ou por causa de uma situação especifica, mas sim o desejo de me expressar sobre a sua preocupação de solavancar o handebol pernambucano que você tanto admira e vive esse esporte com grande paixão. Verifica-se em suas publicações, muitas das vezes , palavras de admiração, ou discordância, ou apoio, ou aquilo que simplesmente não é dito e que deveria ser dito. Neste ponto vejo você como um profeta, como uma voz que clama no deserto. Às vezes olhamos ao redor e nos vemos num deserto, ninguém para ouvir aquilo que queremos dizer e que julgamos tão importante. Porém, às vezes queremos ouvir algo, mas estamos igualmente num deserto e não temos ninguém para nos falar algo que devemos ouvir. No entanto, nesse momento, se verifica a impotência de poder resolver, aquilo que já deveria estar acontecendo, no caso, o respeito à tradição, por parte da FPH que sempre realizou seus campeonatos nas cinco categorias desde 2001 e que, de acordo com a sua publicação, essa regularidade dos campeonatos realizados conquistou respeito do Brasil, o que foi espelho para outras federações também conquistarem esse respeito e a credibilidade junto a CBH. Diante do exposto se faz necessário que a FPH faça valer a sua tradição de ser uma das melhores do Brasil.

    ResponderExcluir