quinta-feira, 18 de julho de 2013

UMA FIGURA CARIMBADA

O handebol pernambucano tem algumas figuras carimbadas que marcaram sua passagem para sempre serem lembrados, e uma dessas figurinhas chama-se Marlon Dowell Cabral de Brito, de quem me orgulho de ter convivido profissionalmente e na vida pessoal, copiando um sábio chinês que disse: “os dedos da mão corresponde a cada amigo que você conseguirá na sua existência” quero dizer que ele é mais do que um dedo, está incluído na elite da amizade pelo seu caráter, sua idoneidade moral, seu respeito pelo próximo e honestidade, foi uma das poucas pessoas que sempre esteve ao meu lado em todas as funções que exerci na FPH, participando dos momentos mais difíceis do handebol pernambucano, colaborou como diretor de arbitragem durante os quatros primeiros anos da minha gestão como presidente da FPH, e durante a realização da Copa Pernambuco em todas suas edições vestiu a camisa da FPH viajando para coordenar varias etapas, enfrentando todas as dificuldades e sempre disposto a enfrentar novas dificuldades em prol do handebol. Para as pessoas que tem uma memória curta resolvi realizar essa entrevista
Blogger - Quando você iniciou na arbitragem do Handebol ?
Marlon Dowell -  Na verdade, comecei como iniciaram alguns outros árbitros: na época em que eu treinava no "Geraldão" onde joguei por três anos ( 1975 a 1977 ), já gostava de apitar os treinos das categorias inferiores ao mesmo tempo que colaborava nos treinamentos ajudando o Prof. Fernando Mafra, responsável por me iniciar no Handebol.
Em 1980, aprovado no vestibular, iniciei o curso de Ed. Física na ESEF-FESP – atual UPE – e no ano seguinte já arbitrava nos Jogos Escolares mesmo sem ter feito nenhum curso de arbitragem.
Blogger - Quando ingressou na FPH ?
Marlon Dowell - Em 1982 fiz o Curso de Arbitragem de Handebol na FPH, no qual fui classificado em 1º lugar. Então iniciei oficialmente essa contagiante carreira.
Blogger - Como foi sua escalada até chegar a CBHb ?
Marlon Dowell - Bem sofrida. Foram 17 anos até chegar lá. Não por falta de competência, e sim, oportunidade. Naquela época os "mandantes" da FPH não davam oportunidades a quase ninguém além de uns pouquíssimos escolhidos, sem nem sequer saber quais os critérios de escolha. Existia a verdadeira "Panelona".
Em 1995 recebi um convite para fazer o curso da CBHb em João Pessoa, pelo então Dir. de Árbitros Sr. Cid Aguiar, mas,muito chateado com a FPH me neguei a pesar de sua insistência, a fazer o curso e me afastei da FPH por quase três anos.
Ao retornar a arbitragem em 1998, reencontro o Prof. Vinícius Macieira que me pões à prova para ganhar confiança novamente, pois, ele estava à frente da arbitragem.
Em 1999 finalmente consigo acesso a CBHb. Fazendo o Curso Nacional em Fortaleza/CE. Quando então é dado início a um grande trabalho em Pernambuco realizado pelo Prof. Vinícius Macieira de "valorização da Arbitragem". Criou-se espaço para novos árbitros, oportunizando-os, cursos, apoio e discussões em quadra sobre as atuações dos árbitros fazendo-se análises, etc.
Após mais de dez anos atuando pela CBHb, chegou o tempo de me aposentar (infelizmente temos que parar aos 50 anos), em 2010, encerrando a carreira como Árbitro NB.
Blogger -  E você encerrou tudo ?
Marlon Dowell - Na FPH após quase 30 anos de contribuição na arbitragem, ter sido diretor de Árbitros e Vice-Presidente, ainda continuo contribuindo. Ano passado (2012) ainda atuei na Final dos Jogos Escolares de PE / Arcoverde, arbitrando e coordenando a arbitragem.e na Copa Pernambuco.
Esse ano, por força das circunstâncias, estou morando no interior – Sirinhaém/PE – e infelizmente não posso mais estar presente às quadras em Recife com freqüência. Mas estou sempre disposto a continuar trabalhando pelo Handebol e pela Arbitragem do Handebol.






3 comentários:

  1. Grande Prof. Vinícius Macieira, obrigado pelas oportunidades a mim concedidas durante o tempo que estivestes à frente da FPH e por sua amizade. Um forte abraço. Marlon Dowell.

    ResponderExcluir
  2. São poucas as pessoas que tem o poder do reconhecimento e você Prof. Vinícius Macieira, com certeza, é uma delas. Obrigado.
    Um forte abraço: Marlon Dowell.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, entendo q nessa vida fazemos boas amizades, falsas amizades e inimizades, para cada 1.000 falsos amigos conseguimos um verdadeiro amigo, e vc pra mim é o sinônimo da palavra amigo, mas a modesta homenagem q tentei fazer, não foi em nome da amizade, mas, sim pelo seu mérito, pois tudo q escrevi foi a mais pura verdade

    ResponderExcluir